terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aula Prática 28/08/13



Aquecimento


A professora propôs a brincadeira de mãe –cola, onde o pegador seria o “capitão do mato”, quando um aluno fosse pego teria que ficar em posição de COCORINHAS,  e para ser descolado um colega deveria realiza um chute MEIA-LUA,  ao decorrer da brincadeira, foi incluso o golpe QUEBRA-QUEIXO e depois a junção dos dois.


Atividade principal

Com um giz, a professora pediu para os alunos desenharem um triângulo com ela. Feito isso, deveriam posicionar os pés nas extremidades da base do triângulo os mantendo paralelos. O movimento a ser realizado era colocar um dos pés no ápice do triângulo, outro pé fixo no lugar e logo após isso retornar com os pés paralelos. Depois o movimento era inverso. Em um movimento contínuo requisitado pela professora, o movimento criado foi a ginga, um elemento fundamental da prática da
Após desenhar um triângulo no chão a professora ensinou a gingar, sempre com braços contrario á perna que esta á frente. Em duplas a turma treinou o gingado simulando a luta.

Cumprimento

Sempre antes de entrar na roda , os dois lutadores se dirigem para o “pé da roda”, onde se encontram os instrumentos, fazem o “cumprimento”, que é um gesto que precede a luta, e varia de acordo com os grupos.

Movimento de defesa: Cocorinha

Partindo da ginga o aluno ira flexionar a perna que esta atrás praticamente sentando encima do seu tornozelo deixando os dois pés paralelos levando a mão para trás para poder se apoiar no chão e o outro braço flexionado a frente da cabeça para fazer a proteção do rosto.



Movimento de floreio: Aú ou estrelinha ( UTILIZADO DEPOIS DO CUMPRIMENTO PARA ENTRAR NA RODA)

É um movimento dividido em 4 tempos, primeiro um dos pés vai a frente em seqüência o aluno ira flexionar o tronco para o lado do pé que esta a frente colocando a mão do mesmo lado no chão lembrando que a mão tem que estar encostada inteira no chão e não só os dedos em seguida ira colocar a outra mão no chão do jeito que as duas fiquem paralelas e por ultimo ira impulsionar o corpo com as pernas para o outro lado.
Foi a última atividade proposta é o "". Os alunos ficaram em formação de tabuleiro em duas linhas pela falta de espaço. Com uma utilização de progressão pedagógica, o primeiro foi chamado de "aú bebê", com uma das pernas a frente e as mãos voltadas para o lado da perna a frente, apoia-se a mão mais próxima da perna no chão e logo após a outra mão e impulsiona as pernas para o alto mas ainda sairam pouco do chão. Como o movimento é realizado em quatro tempos, foi utilizado a palavra "Chocolate", um para cada movimento. "Cho" para a perna "co" para uma mão "la" para outra mão e "te" para impulsionar as pernas. Quando foi requisitado novamente o movimento, foi realizado de forma mais rápida e uma maior impulsão nas pernas para jogá-las para cima. E por último, a professora pediu para quem conseguisse estender as pernas. Também foram desafiados os alunos para realizar o Aú associado a ginga.





Referências 

RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download Atividades ludicas para vivenciar a capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário