Aquecimento:
Atividade principal
Com um giz, a professora pediu para os alunos desenharem
um triângulo com ela. Feito isso, deveriam posicionar os pés nas extremidades
da base do triângulo os mantendo paralelos. O movimento a ser realizado era
colocar um dos pés no ápice do triângulo, outro pé fixo no lugar e logo após
isso retornar com os pés paralelos. Depois o movimento era inverso. Em um
movimento contínuo requisitado pela professora, o movimento criado foi a ginga,
um elemento fundamental da prática da
Após desenhar um triângulo no chão a professora ensinou a
gingar, sempre com braços contrario á perna que esta á frente. Em duplas a
turma treinou o gingado simulando a luta.
Cumprimento
Sempre antes de entrar na roda , os dois lutadores se
dirigem para o “pé da roda”, onde se encontram os instrumentos, fazem o
“cumprimento”, que é um gesto que precede a luta, e varia de acordo com os
grupos.
Movimento de defesa: Cocorinha
Partindo da ginga o aluno ira
flexionar a perna que esta atrás praticamente sentando encima do seu tornozelo
deixando os dois pés paralelos levando a mão para trás para poder se apoiar no
chão e o outro braço flexionado a frente da cabeça para fazer a proteção do
rosto.
Movimento de floreio: Aú ou estrelinha ( UTILIZADO DEPOIS DO CUMPRIMENTO PARA ENTRAR NA RODA)
É um movimento dividido em 4
tempos, primeiro um dos pés vai a frente em seqüência o aluno ira flexionar o
tronco para o lado do pé que esta a frente colocando a mão do mesmo lado no
chão lembrando que a mão tem que estar encostada inteira no chão e não só os
dedos em seguida ira colocar a outra mão no chão do jeito que as duas fiquem
paralelas e por ultimo ira impulsionar o corpo com as pernas para o outro lado.
Foi a última
atividade proposta é o "aú". Os alunos ficaram em formação de
tabuleiro em duas linhas pela falta de espaço. Com uma utilização de progressão
pedagógica, o primeiro foi chamado de "aú bebê", com uma das pernas a
frente e as mãos voltadas para o lado da perna a frente, apoia-se a mão mais
próxima da perna no chão e logo após a outra mão e impulsiona as pernas para o
alto mas ainda sairam pouco do chão. Como o movimento é realizado em quatro
tempos, foi utilizado a palavra "Chocolate", um para cada movimento. "Cho"
para a perna "co" para uma mão "la" para outra mão e
"te" para impulsionar as pernas. Quando foi requisitado novamente o
movimento, foi realizado de forma mais rápida e uma maior impulsão nas pernas
para jogá-las para cima. E por último, a professora pediu para quem conseguisse
estender as pernas. Também foram desafiados os alunos para realizar o Aú
associado a ginga.
Referências
RIBEIRO,Carlos e RIBEIRO,Marcos. http://issuu.com/pardalcapoeira/docs/atividades-ludicas-para-vivenciar-a-capoeira---car#download Atividades ludicas para vivenciar a capoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário